Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

R$ 100 Milhões para segurança


Quando o IBAMA concedeu licença de instalação de Belo Monte, o Consórcio Norte Energia assinou um termo de cooperação Técnico- financeira no valor de R$ 100 milhões a serem destinados para a segurança pública na região de abrangência de impacto do projeto Belo Monte. Termo mais do que necessário, uma vez que não precisava ser nenhum vidente para saber que a questão da segurança seria um dos grandes gargalos a serem enfrentados com muita seriedade pelo poder público na região.
A questão é: onde está esse dinheiro?
Altamira está um caos, roubos, arrombamentos, assassinatos, um verdadeiro terror. Como diria o ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, nunca na história de Altamira a população sentiu tanto medo como agora.
A policia não está preparada para lhe dar com todo esse conflito, prova disso foi o caso dos taxistas. Onde tudo começou com um assalto, e os taxistas na certeza da impunidade foram fazer justiça com as próprias mãos. Não estou dizendo ser a favor desse tipo de atitude, afinal para tomar as providências a respeito de qualquer desvio de conduta está a justiça, que começa pela policia. Mas o contingente policial altamirense é mínimo, não dá conta da demanda de hoje.
Aí eu insisto, cadê os 100 milhões para a segurança pública?
Por fim, a materialização do caos, os taxistas se reuniram e entraram na delegacia para libertarem o amigo de trabalho que foi preso acusado de assassinar um dos jovens envolvidos no assalto.
Talvez esse dinheiro esteja sendo pago nas diárias dos soldados da ROTAM, a elite da tropa paraense que está em Altamira. Mas o que eles estão fazendo aqui? Ah, lembrei! Expulsando trabalhadores sem-teto de áreas de interesse da burguesia local. Talvez seja esse o conceito de segurança para o estado: sem manifestações sociais.
Enquanto escrevia esse texto, li num site de noticias local que a ROTAM trocou tiros com bandidos, matando uma pessoa e ferindo outra. Só pra isso que serve a policia? Puxar o gatilho? Trabalho de prevenção nem pensar!
O deputado estadual Airton Faleiro(PT), disse, em pronunciamento, que o Governo do Estado perdeu o controle da segurança pública no Pará. Tenho que concordar com o deputado, mas vale ressaltar, que o governo passado, do PT, tem participação especial nesse descontrole. Airton Faleiro está certíssimo em vim cobrar da NORTE ENERGIA a aplicação dos 100 milhões de reais, pois tudo é conseqüência de um projeto do grande capital, financiado pelo governo federal (PT).
Enquanto isso, Belo Monte está num estágio avançado de construção, e o povo em estado de abandono como sempre, num ciclo onde tudo se repete: a classe trabalhadora exposta ao perigo, os ricos sob a proteção de segurança particular.

Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: