Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A culpa não é nossa


Querem saber de algo que me tira do sério? É só falar pra mim que o povo é o culpado pela situação de pobreza e abandono em que vivem. Perco a compostura, assumo, mas no meu entender tal afirmação é totalmente descabida, é desconsiderar todo histórico de opressão vivida pela classe trabalhadora. Quem em plenas condições de liberdade aceita viver explorado diariamente?
Nos culpam pela corrupção dos políticos, nos culpam pela falta de funcionamento dos aparelhos sociais, por tudo que dá errado somos nós, trabalhadores os culpados. O problema é que a classe dominante impregnou na mente de todos que a participação do povo na política restringe-se somente ao voto. E ai daqueles que ousarem fazer o contrário.
O pior de tudo, é que isso se torna senso comum, e o próprio povo começa a se condenar pelo seu sofrimento, como que num ato de autoflagelo. Antes de condenar a nós mesmo, é importante considerarmos alguns pontos:
1-Lobo disfarçada de cordeiro, a elite sempre apresenta planos que à primeira vista é voltada para beneficiar o trabalhador, como disse Darcy Ribeiro, nada do que interessa vitalmente ao povo preocupa de fato à elite,o número e a qualidade da alimentação popular não podia ser mais escassa, nem pior, e a condição das escolas, a que o povo tem acesso, é tão ruim, que elas produzem de fato mais analfabetos que alfabetizados.
2- A estrutura do estado cumpre perfeitamente o seu papel de administrador dos problemas sociais, sempre visando a supressão de direitos da classe trabalhadora.
3- O clientelismo tornou o trabalhador refém de uma burguesia capaz de punir a todo custo aqueles que ousarem se desvencilhar desse ciclo vicioso de condição de dívida.
4-É criado um estado de tensão e medo para manter o sistema de opressão e exploração numa crescente constante.
5-Os meios de comunicação nas mãos da elite, é uma das ferramentas de criminalização e alienação do povo, intimidando quem se dispõe à lutar.
6-O processo eleitoral é um meio esgotado de se modificar a estrutura do Estado a favor do trabalhador, uma vez que todas as condições citadas acima não permitem ao povo liberdade para escolher em quem votar, perpetuando assim sempre as mesmas figuras e famílias presentes no arcabouço estatal.
Diante de tudo isso, dizer que o nosso sofrimento é nossa própria culpa é escolher por não aceitar a verdade. Mas, apesar de todas as condições na qual são postas a classe trabalhadora, vivemos num momento de ascensão na luta de classes. Muitas ações, mesmo que de forma espontânea, é uma amostra do despertar mínimo de consciência do povo, ao perceberem que nada lhes será dado de presente e se não forçarem as condições para garantirem seus direitos continuarão abandonados por todas as esferas governamentais. No entanto, a paciência nesse caso é uma virtude necessária, pois o processo de libertação de um histórico de opressão não acontece da noite para o dia, a luta social é um processo extremamente dinâmico e os inimigos do povo a cada dia muda sua forma de agir para garantir-se no poder.
Trabalhadores e trabalhadoras a culpa não é nossa, a culpa é de todo aparato estatal  arquitetado para defender a burguesia corrupta do nosso país.
Por Maria Fernanda Linhares

Nenhum comentário: