A poderosa Rede Globo anunciará
nos próximos dias seu pacote de futebol para 2012. Cada uma das cotas (cinco ou
seis) de patrocínio custará cerca de R$ 180 milhões (preço de tabela), um
aumento de 34% em relação ao pacote deste ano, em que cada cota custou R$ 134
milhões.
Alvo de muita disputa no
mercado, o pacotão de futebol da Globo traz, entre outros eventos, os
principais campeonatos estaduais, o Brasileirão, a Libertadores e os jogos da
seleção.
Mesmo assim, o aumento nos
preços das cotas não acompanha a curva de audiência dos jogos na Globo. Em
2006, o Campeonato Brasileiro marcou 26 pontos de média e cobrou R$ 86 milhões
por cota. Em 2008, registrou 20 pontos de média, com cotas a R$ 105 milhões.
Cada ponto equivale 58 mil domicílios na Grande SP. Em 2009, a competição obteve média de 23
pontos e cada uma das cotas foi comercializada a R$ 121 milhões. Este ano, a
audiência do Brasileirão segue na mesma toada de 2010: 21 pontos.
Em cinco anos, o evento teve
uma queda de quase 25% de audiência. A Globo perdeu um em cada quatro
telespectadores do Brasileirão.
p.s. Por que o valor dos
comerciais na TV da família Marinho anda na contra-mão da audiência?
Simples, a senhora Globo
colhe os frutos das imagens criadas dos “astros” do jornalismo esportivo, que
prestam serviços à ela. Apesar dessa significativa queda, é comum vermos os
amantes do esporte falar: não existe narrador melhor que o Galvão Bueno.O cara
na verdade não narra mais nada, mas as pessoas se prendem a um rótulo, assim os
patrocinadores têm a certeza de que a maioria da população ainda assistirá
futebol na Globo, tornando-a o melhor lugar para anunciar.
Por Maria Fernanda Linhares
Fonte: Folha
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