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quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Globo: queda no IBOPE e aumento no valor do comercial


A poderosa Rede Globo anunciará nos próximos dias seu pacote de futebol para 2012. Cada uma das cotas (cinco ou seis) de patrocínio custará cerca de R$ 180 milhões (preço de tabela), um aumento de 34% em relação ao pacote deste ano, em que cada cota custou R$ 134 milhões.
Alvo de muita disputa no mercado, o pacotão de futebol da Globo traz, entre outros eventos, os principais campeonatos estaduais, o Brasileirão, a Libertadores e os jogos da seleção.
Mesmo assim, o aumento nos preços das cotas não acompanha a curva de audiência dos jogos na Globo. Em 2006, o Campeonato Brasileiro marcou 26 pontos de média e cobrou R$ 86 milhões por cota. Em 2008, registrou 20 pontos de média, com cotas a R$ 105 milhões. Cada ponto equivale 58 mil domicílios na Grande SP.  Em 2009, a competição obteve média de 23 pontos e cada uma das cotas foi comercializada a R$ 121 milhões. Este ano, a audiência do Brasileirão segue na mesma toada de 2010: 21 pontos.
Em cinco anos, o evento teve uma queda de quase 25% de audiência. A Globo perdeu um em cada quatro telespectadores do Brasileirão.
p.s. Por que o valor dos comerciais na TV da família Marinho anda na contra-mão da audiência?
Simples, a senhora Globo colhe os frutos das imagens criadas dos “astros” do jornalismo esportivo, que prestam serviços à ela. Apesar dessa significativa queda, é comum vermos os amantes do esporte falar: não existe narrador melhor que o Galvão Bueno.O cara na verdade não narra mais nada, mas as pessoas se prendem a um rótulo, assim os patrocinadores têm a certeza de que a maioria da população ainda assistirá futebol na Globo, tornando-a o melhor lugar para anunciar. 

Por Maria Fernanda Linhares

Fonte: Folha

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