Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Divisão do Pará: Para quê e para quem?


Ontem (20), aconteceu na UFPA um debate sobre a divisão do Pará em dois novos estados, Tapajós e Carajás. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico, e teve como convidados o Juiz eleitoral da 18ª Zona, Representantes da Câmara Municipal, Coordenador da UFPA e Movimentos Sociais.
Infelizmente de todos os convidados compareceram apenas Moisés Ribeiro, da Via Campesina, e Plácido, vice-coordenador da UFPA, fato que não diminuiu a qualidade do debate.
O ponto chave da discussão foi o quanto a divisão do estado influenciará na vida da classe trabalhadora, nesse sentido Moisés, fez questão de fazer a leitura do tema a partir do recorte da luta de classes, pois para ele, é limitado fazer a discussão em torno do SIM ou do NÃO, o que deve ser feito é, entendermos para quê e para quem vai servir a divisão do Pará.
A qualidade da discussão se deu pela disponibilidade das pessoas presentes na plenária em participar, fazer suas colocações, perguntas, e foi da plenária que saiu algumas falas pró-divisão, enriquecendo ainda mais o debate.
Algo que ficou claro, é o fato da carência de informação a respeito do assunto, deixando a evidência da necessidade de mais espaços para se discutir sobre o tema. Segundo o Professor Plácido, ainda há pouca informação para que se tenha uma decisão precisa.
De acordo com Sidnei, do Diretório Acadêmico, os representantes da Câmara municipal se comprometeram em participarem de outra discussão na próxima semana. Ficou então, o indicativo de ser organizado esse novo debate com a presença das pessoas que defendem a divisão do estado.
Por Maria Fernanda Linhares

Nenhum comentário: