Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sábado, 20 de agosto de 2011

O progresso prometido


Todos nos lembramos que a propaganda dos defensores da construção da UHE Belo Monte era de um progresso onde a cidade de Altamira e toda região seria a “terra prometida”. E ai daqueles que se posicionasse contra o projeto, eram e continuam sendo extremamente  expostos como “contrários ao progresso”.
Pois bem, progresso prometido, e agora consumado. Vamos enumerar por área:
1.       Criminalidade
Antes Altamira era uma cidade pacata em relação aos índices de criminalidade, hoje todo dia tem homicídio, arrombamento, roubo, assalto, etc.
Crimes que antes só víamos notícias nos telejornais nacionais, como seqüestro de funcionário de banco, ou explosão de caixas eletrônicos , pois eram crimes de cidade grande, de capital, agora assistimos nos jornais locais, e as vítimas são os cidadãos altamirenses.
Mas isso é sinal de evolução! Com o crescimento da cidade a mão-de-obra do crime tem a obrigação de se especializar, senão não teremos o status de CIDADE GRANDE.
E é claro seguindo a tendência nacional, nossos políticos praticaram o “mensalinho”, uma versão ainda tímida do crime do colarinho branco nacional, mas como são aplicados no que se propõem em fazer, tenho a certeza da evolução e logo teremos um “mensalão altamirense”.
2.       Caos na saúde
Toda cidade evoluída que se preze  têm imensas filas no hospital. Bem para o poder público as filas que encontramos aqui ainda está dentro da normalidade, mas garante que em breve serão bem maiores, em vez de ir madrugada para a fila de exame ou consulta, o povo terá que se apresentar 24h antes na fila.
Alguns dias atrás o Senhor Edivan Durte dos Santos, Secretário de Saúde de Altamira, falou pra ninguém surpreso quando vermos pessoas sendo atendidas nas macas nos corredores do hospital municipal. Pois o hospital já não tem mais espaço para colocar os doentes.
Senhor Secretário, não se preocupe não haverá surpresa, uma cidade evoluída têm que tratar seus doentes no corredor do hospital, mas eu acho que aquela área de espera lá na emergência deve ser usada também, é um espaço bem amplo.
3.       Trânsito
A prova cabal do progresso altamirense é o trânsito, ou melhor, o congestionamento no trânsito. Poucas ruas de Altamira são trafegáveis com o trânsito atual.
É tanto carro e moto que na hora no rush, ficamos parados um tempão em alguns pontos da cidade.
Pior do que o congestionamento são os graves acidentes que vêm acontecendo com bastante freqüência, muitos com vítimas fatais.
Mas estamos seguros, temos guardas de trânsitos, homens e mulheres preparadíssimos para... para o quê mesmo?... Ah, multar os infratores, é isso.
4.       Déficit habitacional
Com o inchaço populacional da cidade, aumentou consideravelmente o déficit habitacional. Como conseqüência o preço dos aluguéis dispararam e agora só os ricos conseguem se manter numa casa alugada.
Assim surgem os sem-tetos, conseqüentemente as ocupações das terras ociosas.
Sinceramente eu não gosto dessa parte, coisa feia, ocupar terras de homens honestos e trabalhadores, um bem que conseguiram a custo de muito suor.(kkkk)
Em fim, era esse o progresso que nos esperava. E, infelizmente ainda vai ficar pior. Parece piada vermos alguns secretários municipais, a própria prefeita, e os empresários locai dizer que não era isso que eles esperavam, que a NORTE EBERGIA não está cumprindo as condicionantes em tempo hábil, todos sabemos que as medidas de reparação dos impactos sociais não serão suficientes para que a nossa cidade saia do caos.
Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: