Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

NORTE ENERGIA: Perguntas sem respostas


“Sobre esse assunto não tenho resposta pronta pra ti dá”. Essa é a resposta mais sincera do orador da  NORTE ENERGIA em uma reunião com a população do Bairro Boa Esperança na Escola Burlamarque, nesta quarta-feira.
Infelizmente as pessoas que por conseqüência da construção de Belo Monte serão expulsas de suas casas foram à reunião da NORTE ENERGIA em busca de respostas a respeito de onde irão ser colocados quando a água subir, mas infelizmente as pessoas voltaram frustradas, uma vez que suas angústias só aumentaram por falta de uma resposta  às perguntas.
Primeiro o responsável por conduzir a reunião promete aos atingidos que todos os problemas causados por Belo Monte será devidamente resolvido pelo empreendedor, mas quando pergunta-se como será na prática, não se tem resposta.
A questão mais latente é: onde seremos colocados? Já existe uma área que seremos remanejados? Segundo a NORTE ENERGIA, os moradores serão colocados á uma distância de 2 km da área atual, o que não dá pra acreditar, pois nessa distância não há terra desocupada.
Para Sandra, uma moradora do Bairro Boa Esperança, as respostas dadas pelo consórcio são muito vagas, pra tantos anos de estudos destinados a este projeto.
Para Moisés, do MAB, que participou da reunião, a postura do Consórcio não se diferencia de nenhum processo de construção de barragens em outros lugares do Brasil, uma vez que dizem seguir o decreto nº 7342 , mas as respostas dadas não condizem ao mesmo.            
Fato é que a preocupação do povo continua, a incerteza vai imperar até a hora que a água subir e o povo tiver que sair de suas casas sem saberem pra onde ir. No momento em que se encontra a construção de Belo Monte, já é hora da NORTE ENERGIA dá uma resposta concreta ao povo.
Por Maria Fernanda Linhares

Nenhum comentário: