Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

domingo, 14 de agosto de 2011

Aos pais do povo


Hoje um dia especial que pela sociedade de consumo é suprimida simplesmente pelo fato de presentear o pai. Não sou contra dá o presente, mas compreendo que esta data deve ser muito mais que isso, precisa ser um momento de celebração àqueles trabalhadores da árdua luta diária, guerreiros que se doam em prol da realização de um projeto de vida futuro, dos filhos.
Hoje quero render minhas homenagens aos homens que se propõem em lutar por um povo que a primeira vista não tem nada a ver com ele.
Quantos homens desgarram dos laços de sua família, do aconchego carinhoso da mãe, e vai em direção a uma nova cidade, estado ou até mesmo país na difícil missão de ajudar o próximo no seu  processo de libertação. Esses homens não são poucos, nascem a cada dia em nosso meio, mas não são notados devido à opressão do sistema em que estão inseridos.
Na luta diária da organização popular, o povo carente de afeto, de um simples olhar nos olhos, de um aperto de mão capaz de transmitir verdade, tomam esses homens como parte da família, como seu protetor, na certeza que dele pode-se esperar a coragem para enfrentar seus opressores.
É importante nunca perdermos do nosso horizonte o que realmente é de interesse popular, e quem está do nosso lado disposto a pelejar diariamente por uma grande família que só tende a crescer.
Nesse sentido, deveremos aqui trazer presente alguns desses homens, que se tornaram “pais do povo” que se propuseram a defender.
Destacarei aqui entre tantos, um nome capaz de sintetizar esse espírito paterno dos lutadores dos povos trabalhadores.
Padre Josimo, que ao longo de sua vida dedicou-se em defender os lavradores. No decorrer vida, Josimo denunciou os grileiros de terra, a opressão dos latifundiários contra os pequenos agricultores e defendeu os direitos do povo, conscientizando-o sobre sua força. Por suas idéias e ações, causou ódio aos fazendeiros da região, passando a receber diversas ameaças de morte. Foi assassinado em maio de 1986, com dois tiros pelas costas quando subia as escadarias do prédio onde funcionava o escritório da CPT em Imperatriz.
Padre Josimo escreveu um testemunho, onde parte dele fala o seguinte: Tenho que assumir. Estou empenhado na luta pela causa dos lavradores indefesos, povo oprimido nas garras do latifúndio. Se eu me calar, quem os defenderá? Quem lutará em seu favor?Eu, pelo menos, nada tenho a perder. Não tenho mulher, filhos, riqueza...Só tenho pena de uma coisa: de minha mãe, que só tem a mim e ninguém mais por ela. Pobre. Viúva. Mas vocês ficam aí e cuidam dela.”
Sua vida foi ceifada, mas sua luta continuou, pois um bom pai deixa um bom exemplo, e com certeza seus passos são seguidos por seus filhos, o povo.
Que o exemplo de Josimo e tantos outros lutadores sirvam para alimentar a luta da causa dos trabalhadores, dos excluídos, e que tenhamos sensibilidade para percebermos quando esses homens baterem a nossa porta. E que a utopia presente nesses homens, contamine o povo, possibilitando assim a construção de um mundo onde todos sejam irmãos e irmãs.

Por Maria Fernanda Linhares

Nenhum comentário: