Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ministério da Fazenda é ocupado pela Via Campesina



Hoje (23) pela manhã, o Ministério da Fazenda, em Brasília, foi ocupado por quase quatro mil trabalhadores rurais da Via Campesina Brasil. Todas essas pessoas vieram de 23 estados do Brasil e Distrito Federal, para fazerem o acampamento por Reforma Agrária da Via campesina.
O Acampamento faz parte da Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária, iniciada no dia 17, com várias outras atividades em todo o Brasil. A Jornada Nacional de Luta por Reforma Agrária é um momento em que os trabalhadores rurais mostram-se para o governo e e sociedade lutando por seus  direitos.
Entre os ponto da pauta de  reivindicação estão:
1.       Assentamento das mais de 60 mil famílias acampadas, algumas há mais de cinco anos, através da desapropriação dos latifúndios improdutivos, muitos em mãos de empresas estrangeiras. 
2.        Aumento de verbas para compra de terras para a reforma agrária.
3.       Renegociação das dívidas dos pequenos agricultores, que chegam a somar em todo o Brasil R$ 30 bilhões, de acordo com o Ministério da Fazenda.
4.       Assentamento imediato de 60 mil famílias acampadas e luta contra o fechamento das escolas no campo. Nos últimos oito anos foram fechados mais de 24 mil estabelecimentos de ensino, segundo dados do Censo Escolar do INEP/MEC (2002 a 2009), e da Pesquisa de Avaliação da Qualidade dos Assentamentos da Reforma Agrária INCRA (2010).
Em Altamira, os trabalhadores do campo e da cidade estão acampados na Praça da Independência, ao lado da UFPA. Entre as reivindicações  locais estão o cancelamento das obras de Belo Monte,o direito a moradia e assentamento das famílias das ocupações rurais. Esta pauta foi elaborada pelos próprios participantes do acampamento.

Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: