Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A fila da saúde: o caso de Altamira


Está na boca do povo: a saúde pública está na UTI. E a população não fala isso por mero e simples senso comum, é que as filas nos hospitais e postos de saúde a cada dia só vem crescendo ficando cada vez mais difícil conseguir uma consulta com um clinico geral.
Se você precisar se consultar e for procurar Posto de Saúde, com certeza você deve saber que a hora de está presente no posto é no mínimo uma três da manhã,  isso porque  o número de ficha para atendimento torna-se um insulto diante da demanda. Claro que o fato é válido para o dia em que a atendimento no posto.
Tal problema aumenta quando se trata de consultas e exames especializados, onde a sua maioria é feita no Hospital Regional da Transamazônica. As marcações de consulta e exames especializados são feito nas centrais de regulação de cada Município, aqui em Altamira a central funciona no Hospital Municipal, sob a tutela da Prefeitura Municipal.
É preciso ter muita fé enquanto aguarda para chegar sua vez de se consultar ou fazer exame no regional, pois o tempo de esperar chega a anos. Os números são alarmantes: existem 2000 pessoas na espera para fazer exame de endoscopia, sendo que por mês Altamira só tem 28 vagas para esse tipo de exame. Quem precisa fazer exame de endoscopia chega a esperar até dois anos. Outra fila enorme é o de eletroencefalograma, que tem 1000 usuários na espera e apenas 25 exames mensal, já a especialidade de ortopedia conta com 1118 pessoas esperando para ser consultados.
Para agravar mais ainda a situação das pessoas que precisam de um atendimento médico especializado, vereadores e outras pessoas apadrinhadas da Prefeita fraudam as filas das consultas e exames. É do conhecimento de todos que se você conhece um vereador é certeza de ter seu pedido marcado com muita pressa, deixando os usuários que chegaram primeiro numa espera sem fim. Os políticos se preocupam em simplesmente garantir para a próxima eleição.
Juntando a esse câncer da corrupção política, ainda tem a falta de investimento na contratação de profissional e compra de máquinas para fazer exames. Dados da Central de regulação de Altamira mostra que antes do anúncio da construção de Belo Monte, chegava a central em média 25 pedidos de exames e consultas diárias, hoje esse número passou para 200 pedidos. Mas a estrutura dos hospitais continuam as mesmas, fazendo com que as pessoas fiquem padecendo sem atendimento.
Vale ressaltar que ainda não chegou a Altamira metade da população prevista que virá no decorrer da construção de Belo Monte.

Nenhum comentário: