Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Criação da delegacia do Idoso


Nesta quinta-feira,11, em sessão especial na Assembléia Legislativa do Pará, os deputados entraram em consenso a respeito da importância e necessidade da Delegacia de Atendimento Especializado ao Idoso.
Esse novo instrumento é importantíssimo uma vez que o artigo 19 do Estatuto do Idoso foi recentemente alterado para que os hospitais e unidades de saúde, públicos e privados, sejam obrigados a notificar, em primeiro lugar à policia, os casos de violência contra o idoso”, o que acarretará para o aumento das ocorrências de violências contra o idoso, fazendo-se necessário uma delegacia especializa.
Vemos a importância da proposta da sessão especial requerida pelos Deputados Edmilson Rodrigues (PSOL) e José Megale (PMDB) nos números que mostram que das agressões contra idosos registrados pelo Disk-denúncia no estado, através do telefone 100, entre janeiro e julho deste ano, a maioria foi de violência psicológica, abuso financeiro e negligência à saúde. O problema atingiu ambos os sexos em cerca de 20 municípios. Segundo a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Valquíria Costa Alves, 60% dos agressores foram os próprios filhos. Ela defendeu ações educativas para fortalecer os laços familiares.
Segundo o Deputado Edmilson Rodrigues, Faltam políticas públicas de assistência ao idoso. O sistema educacional deve incluir o aprendizado de valorização do idoso, conforme determina a lei, e assumi o compromisso de reservar recursos no orçamento para garantir a construção da primeira delegacia do idoso.
Esperamos que as leis existentes sejam aplicadas, e é óbvio que para assegurar a integridade dos idosos e punição dos agressões precisa-se de um órgão especializado para tratar da ocorrências. Essa é mais uma ótima oportunidade de vermos investimentos do dinheiro público realmente em questões importantes, no caso a segurança do idoso.

Nenhum comentário: