Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

As TV’s altamirense: armas apontadas para o povo


Que a grande mídia serve à classe reacionária, isso não é nenhuma novidade, mas em Altamira é uma situação escancarada (se não descarada). Das quatro rádios da cidade, duas está nas mãos de políticos, já das redes de televisão pelo menos quatro também estão nas mãos de políticos ou laranjas.
E por que tudo isso? Para que os seus telejornais locais propagandeiem a imagem de bom moço (ou moça) de seus donos e esconda seus crimes com reportagem que não fazem sentido nenhum ao povo. E é claro demonizar qualquer forma de organização popular que coloque em risco o status quo.
Para o serviço, é colocado em frente a telinha pessoas julgando-se porta-voz da sociedade:os jornalistas. Profissionais sem um mínimo de ética, deixando a cada dia bem explicito o quanto são bons na arte de maquiar a noticia, esconder a verdade.
Quem na hora do almoço liga a televisão para assistir o telejornal ATM TV, lembra-se de quando o Ex-deputado estadual Domingos Juvenil era Presidente da Assembléia Legislativa, quase todos os dias tínhamos matérias, inclusive diretamente da capital, falando do deputado. Hoje, que ele está envolvido no esquema de corrupção da ALEPA,o  ATM TV simplesmente não dá uma nota sequer sobre o assunto.
Outro programa não menos imoral, se não for o mais imoral, é o ROTA LIVRE, tendo como âncora o repórter Odair Oliveira, uma pessoa que não mede esforços em criminalizar os Movimentos Sociais altamirense. Para esse senhor, quem reivindica por melhoria na qualidade de vida não passa de vândalo. O bom é que ele não tem credibilidade nenhuma, pois defende quem o paga mais. Todos nos lembramos, que até pouco tempo o repórter  Odair Oliveira acabava com a Prefeita de Altamira, pois fazia a matéria desejada pelo patrão Domingos Juvenil, agora mudou de lado e defende Odileida Sampaio.
Hoje vi um morador de uma das ocupações recentes de Altamira, ele em sua fala, dizia andar assustado, pois todo dia quando via nos jornais local as reportagens fazendo de trabalhadores criminosos, ele não sabia como aparecer nas ruas.
É essa a serventia da TV nas mãos da burguesia, dizer que o povo está errado em lutar por uma moradia, por segurança, saúde, por dignidade. E nós o que temos para nos defender? Temos simplesmente o grito de indignação preso na garganta.
Ainda bem que a população já sabe em quem pode acreditar, sabe que dessa mídia reacionária nada de bom deve-se esperar, a não ser a tentativa diária de manipular o povo.
E não me venham com a desculpa da liberdade de expressão para justificar os abusos da liberdade de imprensa.

Nenhum comentário: