Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial de Lutas Contra Belo Monte


              O dia 20 de Agosto foi escolhido para ser o Dia Mundial de lutas contra Belo Monte. Neste sentido militantes sociais de várias partes do mundo irão às ruas em mobilização contra o projeto de construção de barramento do Rio Xingu. O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade mundial para os impactos que serão causados pela hidrelétrica, que alagará 500 quilômetros quadrados de área da floresta amazônica. As manifestações também pedem respeito à vida das etnias indígenas que vivem em torno do Rio Xingu e que serão duramente afetadas no seu modo de vida pela construção.

No próximo sábado (20), as mobilizações serão em 15 cidades brasileiras. Já na segunda-feira (22), os protestos serão feitos em frente a embaixadas e consulados brasileiros em 20 cidades de 16 países.
Na quarta-feira (17), o Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) ingressou com mais uma ação na Justiça para contestar o empreendimento. Dessa vez, o MPF pede a paralisação da obra pela violação de direitos de povos indígenas da região, que terão de ser removidos de suas áreas tradicionais, o que é proibido pela Constituição.
O Projeto de barragem ainda não é um fato consumado, acredita-se no julgamento das ações com um resultado positivo para o povo que será afetado pela obra. Mas acima de tudo, acredita-se que a mobilização popular poder impedir esse crime contra a natureza e contra a vida.

Por Maria Fernanda Linhares

Nenhum comentário: