Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aos Estudantes resta lutar


Será que a educação oferecida aos estudantes das escolas públicas de Altamira é uma educação capaz de libertá-los da condição de oprimidos?
Penso que nas escolas as crianças, jovens e adultos devem encontrar um espaço de construção de conhecimento, onde o saber é concebido a partir da interação com diversas visões de mundo. Quando são consideradas as diversas realidades sociais presentes nesse espaço educacional a partir das habilidades a serem desenvolvidas com os conteúdos das disciplinas do currículo escolar têm-se os ingredientes necessários para a construção de uma sociedade com justiça e igualdade social.
Nas escolas e nas Universidades a ideologia da classe dominante é quem imprime a relação de ensino-aprendizagem, desta forma temos a reprodução da lógica de exploração, dando continuidade à ausência de um sentimento de pertencimento de classe trabalhadora  por parte dos oprimidos.
Nessas condições a parcela de estudantes dispostos a reivindicar por melhoria na educação é mínima, porque o restante, mais do que a preocupação com a qualidade na formação, prendem-se em receber um diploma mesmo com deficiências, para montar seus consultórios e escritórios esquecem do restante da população que pagaram por sua formação e precisam dos seus serviços.
Sucateamento da educação
As três esferas governamentais, na ausência de/ou com pouca mobilização social por melhoria na educação, não garantem nem o mínimo necessário para as instituições de ensino. Nas esferas municipais e estaduais o máximo que vemos é uma demão de tinta nas paredes das escolas.
No concernente ao governo federal presenciamos uma privatização desacelerada do Ensino Superior, dinheiro que deveria ser investidos nas Universidades Públicas serve para enricar ainda mais os empresários do ramo da educação. Desta forma os professores entram em greves por melhorias salariais e nas condições de trabalho, comprometendo o calendário letivo.
Lutar para mudar
Cada estudante deve fazer muito mais do que sentar-se numa cadeira na sala de aula e ouvir o que o(a) professor(a) tem a contribuir para sua aprendizagem, precisa reivindicar de forma organizada por investimentos capazes de dar qualidade significativa às estruturas físicas e de ensino. Para tanto se faz necessário que se organizem em grêmios, DA’s e CA’s, e que proponham mais do que semanas de estudos para conseguirem certificados,comprometam-se em fazer luta de enfrentamento ao modelo que sucateiam as instituições de ensino público do nosso país.

Nenhum comentário: