Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Marcha Contra Belo Monte e Por Defesa dos Direitos dos Atingidos



Nesta manhã (24) aconteceu em Altamira uma macha  Contra Belo Monte e Por Defesa dos Direitos dos Atingidos organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens, esta ação faz parte da semana nacional de lutas da Via Campesina Brasil.
A caminhada teve inicio na Praça da Independência, onde o MAB está acampado e findando na orla do cais em frente a NORTE ENERGIA.
Durante o percurso foram feitas algumas paradas estratégicas a fim de se denunciar algum tipo de abuso ou exploração por parte do capital ou do governo. A primeira parada foi em frente à Rede CELPA, onde as falas feitas ali foram contra as cobranças abusivas nas contas de energia e a falta de um projeto de eletrificação urbana nos novos bairros da cidade e eletrificação rural. Em frente à Caixa Econômica Federal o discurso foi no sentido de reivindicar projetos de habitação, e repudiar o uso dos fundos de pensão da Caixa para construir Belo Monte.
Em frente a Rádio e Tv Vale do Xingu foi o momento dos militantes do MTD fazerem as denúncias dos abusos de força por parte da Guarda Municipal e da Policia. Silvana, mas conhecida como Loira, que esta semana foi presa pela Guarda Municipal, por ser uma das lideranças da ocupação urbana no bairro do Mutirão, falou que foi impedida pela policia de fazer um boletim de ocorrência contra um soldado da Guarda que a agrediu durante a ação do dia 22.
Nas falas os militantes do MTD reafirmaram que continuaram lutando pela conquista de um terreno ainda que tenham de sofrer represarias dos poderosos de Altamira, como é o caso do ex-Deputado Domingos Juvenil, que se diz dono de uma das áreas ocupadas.
Por fim a marcha finalizou em frente a NORTE ENERGIA. O Movimento dos Atingidos Por Barragens, denunciou durante a caminhada o descaso dos poderes públicos no tratamento com os moradores da periferia altamirense. Para o MAB, os altamirenses têm direitos a uma vida digna independente da construção da barragem.
Após a caminhada, os trabalhadores e trabalhadoras voltaram para o acampamento onde permanecerão até sexta-feira desta semana.

Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: