Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Notas de Um Observador 11: Por que dissemos não à divisão do Pará?


No domingo de votação do Plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará, viu-se a idéia separatista ser rejeitada por sete de cada dez paraenses. As regiões onde o SIM teve vitória expressiva foram em Marabá e Santarém, onde obtiveram mais de 90% dos votos a favor.
Os separatistas dirão: Não foi um processo democrático porque o Pará remanescente votou!   A de ser considerado esse ponto, mas devemos levar em conta também que cidades historicamente abandonadas como Altamira, votaram em sua maioria contra a divisão. E aí?
O debate sobre a divisão deixou ainda mais explicito o quanto o governo prioriza certas regiões em abandona outras, em miúdos, olha para onde estão a maioria dos votos e esquece o restante. Então porque dissemos não à divisão do Pará?
Dissemos Não, por vários motivos, no entanto o mais forte deles foi a FALTA DE CONFIANÇA NOS POLÍTICOS.
Quem se atentou às discussões sobre o plebiscito, ouviu por várias vezes alguém falar: Se dividir só vai aumentar o número de corruptos...
Eu defendi o NÃO por vários motivos, o maior deles é que a meu ver pode-se resumir o Estado somente à Altamira, mas no atual modelo de sociedade a população continuará no abandono, pois a prática capitalista é a supressão dos direitos, liberdades do povo. Mas, eu não deixava faltar na minha fala o descrédito que tenho pelos Coronéis da nossa região.
Todos os anos eleitorais a população vai às urnas mais por obrigação do que por crê na pessoa votada, por acreditar no processo em geral. Pois o processo eleitoral, está fadado a ser um arcabouço corrompido pelo dinheiro daqueles necessitados de subjugar a classe trabalhadora.
Penso nesse resultado como um lapso de rebeldia da população, ato tendencioso a outras repetições mais intensas e transformadoras...
Por João Fernando

Nenhum comentário: