Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Em defesa do Xingu, estudantes paraenses chamam universitários da Unicamp de "bundões"

Para além das greves dos operários nos canteiros e os protestos constantes da população local e dos indígenas, a construção da Usina de Belo Monte em Altamira (PA) tem motivado o debate e a iniciativa de estudantes e artistas no meio virtual.
Recentemente atrizes e atores globais lançaram o Movimento Gota d’Água e se utilizaram da internet para fazer circular um vídeo manifesto contra a edificação da Usina. Com participação de dezenas de artistas, o curta questionou a viabilidade econômica e social do projeto e lançou uma petição online com o objetivo de pressionar a presidente Dilma Rouseff a parar a obra. 
Contrariados, alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Campinas (Unicamp) produziram um vídeo parafraseando os artistas e defendendo Belo Monte. Chamado “Tempestade em copo d’água?”, eles se basearam em estudos da construtora Eletronorte para minimizar impactos sociais e ambientais ao mesmo tempo em que valorizaram a produção de energia e a rentabilidade econômica da Usina.
Daí foi a vez da resposta dos estudantes paraenses. Em vídeo, alunos do ensino médio e universitários de Belém do Pará satirizam os colegas campineiros, ao qual chama de "bundões" e falam sobre a realidade de morte que a obra traz para a região. "Para os burocratas do governo, os números e cifrões valem mais que a vida, quando não é a deles", afirmam os estudantes, que ainda destacaram que o alagamento vastas áreas de florestas deve destruir o modo de vida das populações locais.
Veja os vídeos na sequência:




Fonte: Brasil de Fato

Nenhum comentário: