Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Exceção na região, ameaçados por hidrelétrica de Marabá dizem "não" à Carajás

Não é só a hidrelétrica de Belo Monte que é alvo de protestos de comunidades ribeirinhas no Pará. No sudeste do Estado, milhares de famílias estão apreensivas com construção da usina de Marabá, no rio Tocantins, prevista para ficar pronta em 2018.
Entre os afetados estão os cerca de mil moradores da Vila Espírito Santo (a 30 km do centro de Marabá), comunidade tradicional que deverá ser alagada com a construção da hidrelétrica.
A vila foi o único lugar de todo o sudeste do Pará que a reportagem encontrou eleitores contrários à criação do Estado de Carajás. Na comunidade, a maioria dos moradores é “filho da região”, diferentemente do restante do sudeste paraense.
“Se dividir, vai piorar, principalmente para nós, que somos fracos. Quem vota ‘sim’ é porque tem alguma saída se a coisa der errada com a divisão. Agora, nós não temos para onde ir”, afirma o borracheiro e pescador Antonio Feitosa, 34, morador de uma ilha do rio Tocantins.
O mecânico industrial Wilson Almeida da Silva, 30, presidente da associação de moradores da vila, também desconfia da divisão. “Eu acho melhor ficar como está. Alguns dizem que a divisão trará mais verba para cá, mas isso não entra na minha cabeça”, diz.
Manoel Caetano de Jesus, 74, que deu as fazendas de gado aos filhos e foi morar na beira do rio Tocantins, defende a criação de Carajás. “Falavam que se dividisse Goiás, o Bico do Papagaio [extremo norte de Tocantins] não iria valer nada, mas não é que ficou bom lá?”, afirma o pecuarista, natural de Patos (MG).

Comunidade vai ser atingida por usina de Marabá

Foto 1 de 10 - Não é só a hidrelétrica de Belo Monte que é alvo de protestos de comunidades ribeirinhas no Pará. No sudeste do Estado, milhares de famílias estão apreensivas com construção da usina de Marabá, no rio Tocantins, prevista para ficar pronta em 2016. Entre os afetados estão os cerca de mil moradores da Vila Espírito Santo (foto), comunidade tradicional que deverá ser alagada com a construção da hidrelétrica Guilherme Balza/UOL

40 mil atingidos

O que é consenso na vila é o temor quanto à construção da hidrelétrica, que, segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) irá afetar 40 mil pessoas em nove municípios do Pará, Maranhão e Tocantins, entre eles São João do Araguaia, cidade histórica que foi cenário da Guerrilha do Araguaia. A Eletronorte, responsável pela obra, afirma que não há como mensurar a quantidade de atingidos em razão de a obra estar na fase de estudos de viabilidade.

Por Guilherme Balza 
Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário: