Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A luta do Movimento estudantil é diária


“Que a UNIVERSIDADE se pinte de negro, mulato e Camponês. Tanto no que se refere aos estudantes quanto aos professores. Que ela se pinte de Gente. Afinal, a UNIVERSIDADE não é de ninguém é PATRIMÔNIO DO POVO.” – Che Guevara

Nos tempos em que fiquei na Universidade em nada me envolvi no Movimento Estudantil, fato pelo qual me arrependo bastante, hoje vejo como uma dívida aos estudantes que entraram lá depois de mim. A meu ver cada universitário tem o dever histórico de dá sua contribuição para melhoria da Universidade, para construir um espaço democrático, voltado para o povo. Essa dívida eu tenho com todos os trabalhadores que pagaram meu curso.
Hoje fui à Universidade Federal, lá estão em campanha para o Diretório Acadêmico (D.A), a concorrência está entre duas chapas: Chapa 1, Reconstruir Para Revitalizar o Movimento Estudantil; e Chapa 2, #Que Se Pinte de Povo. Já venho acompanhando esse processo de longe, só observando as movimentações e intenções de cada grupo, por isso deve dizer: A LUTA DO MOVIMENTOESTUDANTIL É DIÁRIA, não apenas em épocas de eleição.
Os alunos que compões a chapa #Que Se Pinte de Povo, tem uma postura muito acertada na sua atuação, eles compreendem a necessidade da Universidade dialogar com o POVÃO, lutam por uma universidade popular, capaz de elaborarem conhecimentos que atendam ao trabalhador.
A Chapa 2, tem participado de todas as manifestações populares dos últimos tempos em Altamira, mostrando uma visão madura da necessidade de não se prenderem atrás dos muros de Universidade. Participam das discussões em todos os espaços, passando pela UNE, executivas de cursos, C.A’s, e Movimentos Sociais.
No momento de campanha, como em qualquer outro lugar, as forças reacionárias reagem contra aqueles que defendem os interesses do povo. Na Universidade não é diferente, partidos políticos eleitoreiros tentam tomar a frente do processo para servirem de instrumento de DESMOBILIZAÇÃO SOCIAL,  e vem com o discurso empacotado em embalagem de presente. Mas porque fazem isso? Por que colocar na frente de um D.A, estudantes que não farão oposição aos desmandos planejados e executados pela coordenadoria do Campus.
Estudantes engajados se organizam independente de eleição de D.A ou C.A, não aparece somente em época de eleição. Por isso vejo que nesse momento, a chapa preparada para assumir o Diretório Acadêmico da UFPA, é a chapa 2- #Que Se Pinte de Povo. Esses jovens que compõem essa chapa se propõem a manter um Movimento Estudantil combativo e de luta, como já vêem fazendo a algum tempo.
p.s: Que me chamem de panfletário, eu direi que de fato sou. Na defesa dos interesses dos trabalhadores sempre serei panfletário. Só peço que me mostrem quem não é panfletário nessa vida.
Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: