Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A culpa é do Estado


Tudo está muito complicado, os direitos expressos na Constituição do nosso país se alguém tenta garanti-los torna-se criminoso. Estamos retrocedendo na história.
Tenho acompanhado a greve dos professores da rede estadual de ensino, uma luta justa, simplesmente para que se cumpra a Lei do Piso Salarial, e por melhorias na condição de trabalho.
Depois de, mais de 40 dias de paralisação e várias tentativas de negociações frustradas, o Juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa, titular da 1ª Vara de Fazenda da Capital, determinou que todos os professores voltassem ao trabalho, pois a greve passaria a ser ilegal. Caso houvesse descumprimento da ordem, aplicaria uma multa diária de 25 mil reais, que deverá ser paga pela presidência do sindicato. Ao Estado, determinou que pagasse o piso parcelado em 12 vezes.
Desde o inicio, a mídia patronal já vinha batendo nos professores, mas depois da ordem do juiz, os ataques se intensificaram. Vão às escolas e casas de alunos para mostrar o quanto estão sendo prejudicados com a greve, estão endemonizando os professores grevistas. Mas a história não é bem assim, a culpa da greve não é dos professores, A CULPA É DO GOVERNO ESTADUAL. Nenhum trabalhador fica de greve por que gosta, mas por conseqüência de falta de comprometimento do poder público com os aparelhos sociais, neste caso a educação. O único crime cometido aqui, é do Estado que não quer cumprir uma Lei nacional.
A mídia também poderia ir fazer uma entrevista com uma mãe ou um pai de família professor, para mostrar as condições de vida que tem que levar ganhando m mísero salário, que o secretário Nilson Pinto, insiste em dizer que é o bastante pra se manter.
É essa a democracia que vivemos, onde trabalhadores tornam-se criminosos por lutar por um salário digno e por melhorias na educação. Mas já sabíamos o que estava por vim, o que se esperar de um governo tucano?
Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: