Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Alunos de CFR's realizam protesto em Altamira

Cerca de 300 jovens representantes de quinze municípios da Transamazônica, Xingu e BR-163 saíram em caminhada, por volta das 8h da manhã de hoje (29), pelas principais ruas de Altamira, oeste do Pará, em protesto contra a forma que o governo "vem tratando as Casas Familiares Rurais nas duas regiões".

A primeira parada do protesto foi em frente ao Ginásio Poliesportivo do bairro de Brasília, em seguida os alunos seguiram para o Ministério Público Estadual para protocolar pedido de urgência na parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Fundação Viver Produzir Preservar, com quem a Seduc manteve, até em outubro de 2010, um convênio de cooperação técnica. O convênio permitia a contratação de professores que garantiam o funcionamento das Casas Familiares.

Hoje, as  Casas Familiares Rurais que acolhem especificamente filhos de agricultores para o ensino fundamental e médio, prosseguem com o ano letivo apenas com a ajuda do movimento social, das prefeituras das regiões e com os familiares dos alunos.

Os alunos que estão em conclusão no curso técnico agropecuário correm o risco de não terem mais aulas, uma denuncia foi apresentada ao Ministério Público alegando violação de direitos difusos dos estudantes pelo Estado. A diretora da 10ª URE em Altamira não estava na cidade para a reunião marcada com a comissão dos estudantes, mesmo assim o pedido de renovação do convênio com as CFR's foi entregue.

Inforamações Felype Adms / DOL.
Fontee: Blog Altamira Hoje

Nenhum comentário: