Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Trânsito Infernal

               Estava conversando com meu  marido, Paulo (Paulo Villa Real, que também assina as postagem do Aos Olhos do Povo),sobre quando a gente era criança que brincávamos na rua de betis, bandeirinha e tantas outras brincadeiras, e quando avistávamos um carro, dávamos passagem e depois continuávamos a brincadeira. A preocupação dos nossos pais era mínima, o trânsito aqui era bem calmo.
   Hoje o simples fato de atravessar uma rua em Altamira é motivo de preocupação, o trânsito se tornou, me desculpem a força de expressão, um inferno.
 Eu já estava motivada a escrever algo sobre esse caos. E hoje saí a tarde de a pé, na hora que como chamam nas capitais, A HORA DO RUSH. Carros e carros, motos e motos, buzina aqui e ali, carros quase que subindo pelo meio-fio, tirando fino de mim. Eu estava subindo pela Avenida Djalma Dutra, e avistei uma fila imensa de carro. A fila iniciava em frente a Big Bem e estava em frente a Foccus Club. E dali buzina e desinpaciência. Continuei andando e ouvi algo inusitado, um moto-táxi, viu que o transito não fluía, atendeu ao telefone e falou o seguinte: “estou preso aqui no trânsito”.
Quem há um ano atrás pensava que teria que  justificar um atraso num compromisso por culpa do trânsito em Altamira?
Continuei andando e avistei alguns Guarda  de Trânsito, que infelizmente não conseguiam dá solução aos problema formado. De repente veio um motociclista e passou pelo primeiro guarda, a outra agente de trânsito que estava mais na frente apitou e perguntou ao motociclista:” Você não vê que esta parte está interditada?” O problema  que não havia nada sinalizando a interdição daquele espaço , havia apenas algumas guardas tão desorientados quanto os condutores.
Quero deixar bem claro que não sou contra os guardas de Trânsito,antes de qualquer coisa são trabalhadores. A questão é que não basta apenas jogar uns uniformes no peito de alguns homens e mulheres e mandá-los pra rua sem um treinamento qualificado de fato. Outra questão também muito necessária, é a regulamentação desse trânsito. Não é suficiente colocar uma centena de placa dizendo onde é proibido estacionar e antes não educar os condutores. A solução para todo esse problema, acima de tudo é a educação, caso contrário, o DEMUTRAN, só servirá para atender os chamados de acidentes e pra aplicar multa nos infratores.
A meu ver, todo esse inferno no trânsito altamirense é reflexo da péssima gestão municipal, que entregou tudo à cargo da NORTE ENERGIA. Mas na televisão o que de vê uma enxurrada de propaganda mostrando os semáforos colocados em diversos pontos da cidade. Os semáforos podem até ajudar mais não é a solução para o problema.
O resultado de tudo isso, são condutores com alto nível de estresse e pedestres na eminência de serem atropelados a qualquer momento.
Quando eu era criança, minha mãe me mandava ir à mercearia da esquina comprar alguma coisa que faltava em casa de última hora. Hoje  eu não tenho coragem de pedir pra minha filha ir na esquina sem mim, tenho medo de que essa bagunça no trânsito possa vitimá-la. E não me chamem de pessimista, sou mãe e trabalho com a realidade.

Por Maria Fernanda Linhares

Nenhum comentário: