Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Notas de um Observador 7: Atingidos direto ou indireto?


Acompanhando a questão de Belo Monte, fui me apropriando de alguns conceitos, onde o fundamental foi o de atingido. Para o Movimento dos Atingidos Por Barragens, o conceito de atingido vai mais além do que as pessoas que serão expulsas pelo lago formado pela barragem, levam em consideração a interrupção das relações sociais, culturais e econômicas. Mas historicamente, nas construções de barragens no Brasil, as empresas têm negado o direito aos atingidos pelo lago, imaginem os que são impactos nas relações sociais culturais e econômicas, como devem ter ficado essas pessoas.
Pois bem, andando e conversando com algumas pessoas pela cidade de Altamira, tenho observado como essa barragem já tem atingido algumas categorias.
Comprei  alguns tijolos para fazer uma área aqui em casa, no ato da compra puxei conversa com um oleiro, um senhor muito distinto. Ele me falava como está difícil trabalhar, produzir os tijolos, por falta de mão-de-obra, pois os trabalhadores que lhe ajudavam foram se empregar na CCBM.
Aí me lembrei do meu compadre José, ele é marceneiro. Liguei pra saber se ele também estava com dificuldade pra conseguir trabalhador. Ele me falou que não estava tendo problemas porque a marcenaria dele é um negócio estritamente familiar, seus ajudantes são seus filhos, mas que conhecia gente que estava prestes a fechar a marcenaria porque não tinha ajudante para garantir a produção necessária do estabelecimento.
Observando com mais calma, vi realmente que as pessoas no qual eu já estava acostumado a me relacionar no mercadinho da esquina de casa, do açougue não estão mais lá. O pequeno comerciante, os oleiros, os marceneiros e tantas outras categorias estão sendo impactados por Belo Monte. Alguns deles a água do lago não vai nem chegar perto de casa, mas estão sendo afetados pela obra.
Essas pessoas são impactadas diretas ou indiretas? A Norte Energia vai criar um programa de compensação à todas essa categorias?
Por João Fernando

Nenhum comentário: