Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Se eu fosse Ex-Presidente

               Estou acompanhando a cobertura jornalística sobre o tratamento de Lula, que foi diagnosticado com câncer na Laringe. Tudo muito rápido, no sábado descobriram o câncer, na segunda-feira já iniciou a quimioterapia. Tudo como tem que ser.
Um brasileiro comum, usuário do sistema único de saúde, ao descobrir o câncer, além de se abater psicologicamente por conseqüência da doença, também sofreria por não conseguir uma vaga para fazer a quimioterapia. Para um trabalhador, as coisas não são nenhum pouco fácil, tem que aguardar sua vez numa fila enorme nas centrais de regulação.
Se eu fosse ex-presidente, não estaria até hoje esperando ser marcado meu exame de endoscopia que deixei na central de regulação de Altamira há exatamente um ano e três meses. De certo que já estava curado da enfermidade que me aflige, que até hoje nem sei o que é.
Não estou aqui vendo a rapidez com que Lula está se tratando como algo ruim, muito pelo contrário, penso que deve ser assim mesmo, só que de maneira universal. O SUS sonhado por todos os brasileiro comuns é o Sírio Libanês de Lula. Só desejamos nos consultar, fazer os exames necessários para um correto diagnóstico e o imediato o tratamento.

Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: