Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia dos Professores é dia de Luta


Hoje(15) é Dia dos Professores(as), data para celebrar uma das profissões mais importantes, o magistério. Tal data deveria ter grande significado para toda sociedade, mas as vezes não é lembrada nem pelos alunos que convivem diariamente com os mestres. Por parte do governo nada se pode esperar, a não ser uma mensagem na televisão, que serve mais para autopromoção do que parabenizar os profissionais.
Digam-me, o que seria da sociedade se os profissionais resolvessem abandonar o magistério?
Todo profissional deve ter o devido respeito, boas condições de trabalho e uma remuneração capaz de lhes possibilitar uma vida digna. É difícil encontrar um profissional que tenha seus direitos devidamente respeitados, mas aos professores as condições são sub-humanas: salas superlotadas e sem ventilação, falta de materiais para fazer um bom trabalho e péssima remuneração, e ainda sofrem com a privatização do ensino.
Como formar um bom cidadão com os devidos valores humanos, se as condições dadas não contribuem?
Hoje, Dia dos Professores, ao invés deles estarem comemorando, estão em luta. Desde as 8h os professores da rede estadual de ensino, em greve desde o dia 27 de setembro, foram para o semáforo próximo ao mercado municipal, dialogar com o povo, denunciar o motivo de estarem em greve. Até hoje o governo estadual não decidiu pagar devidamente o valor do piso salarial dos professores.
Devemos compreender que a precarização do sistema público de ensino, não afeta somente os professores, mais sim toda sociedade que dependem desse serviço, a classe trabalhadora. Sendo assim, os professores devem sentir o apoio de toda população, sobre tudo os alunos e os pais.
Parabéns aos professores por mostrarem garra nessa lida diária, e por enfrentar a estrutura do estado, lutando acima de tudo por uma educação pública de qualidade.

Por Paulo Villa Real

Nenhum comentário: