Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Notas de Um Observador 13 :Ano bissexto é o Car... A culpa é da Barragem


Muitos fatos acontecendo em Altamira, para explicar tais fenômenos estão empurrando ao povo as mais estúpidas explicações...
A bola da vez é o nível do Rio Xingu. Aumentando de uma maneira nunca visto antes, as águas do Xingu estão tomando as casas dos moradores do Baixões altamirense.
Não é preciso ser um especialista para saber que ainda não houve chuva para causar todo alvoroço vivido por essas pessoas, o Parque de Exposição já está lotado pelos moradores dessas áreas. O que estamos vendo hoje era previsto somente para o início de março.
E enquanto isso, lá na Volta Grande, o Consócio Construtor Belo Monte (CCBM), está barrando o Xingu, tirando a água de seu leito.
Na Olaria da área do Igarapé Ambé, os Oleiros foram surpreendidos pela subida súbita da água e perderam tijolos, lenha e o barro já preparado para o trabalho. Um dos Oleiros chegou a perder nove milheiros de tijolos...Quem paga a conta???
Conversando com um desses trabalhadores sobre suas perdas, perguntei se eles sabiam as causa para a cheia do rio está acontecendo tão cedo. Um deles responderam que seria por causa do ano bissexto...O Outro Oleiro revoltado, respondeu e falou:’Ano bissexto é Car...a culpa é da barragem que estão fazendo lá no Xingu.
Essa foi uma grande sacada vindo de um simples trabalhador. As marionetes podem até tentar empurrar explicações mirabolantes ao povo, mas nem todos vão engolir.

Por João Fernando

Nenhum comentário: