Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Audiencia Público não explicou paralização do asfatamento Altamira Medicilândia


Aconteceu no dia 17/2 Audiência Pública em Brasil Novo para debater os graves problemas da Transamazônica. Organizada pela Comissão de Justiça e Paz e pela Paróquia de Brasil Novo, a Audiência contou com a expressiva participação de 150 pessoas, muitos jovens estudantes, e diversas autoridades, entre as quais o Sr. Arapiraca - da Casa de Governo (vinculada ao Ministério de Planejamento), Antonildes - diretor da Unidade DNIT Altamira, Sérgio Souza - Semenge (empresa responsável pela execução da obra), Ivo Miller - prefeito de Medicilância, Alexandre Lunetti - prefeito de Brasil Novo, Fátima Rocha - presidente da Câmara Municipal de Brasil Novo e vários vereadores de Brasil Novo e Medicilância.
Ivo foi enfático: 'Está na hora de agir, o povo está cansado de sofrer, a firma que ganhou a licitação é uma firma falida. O contrato entre DNIT e Semenge precisa ser rompido'. Alexandre afirmou: 'passo em Anapu, Belo Monte e outros trechos, vejo que lá os trabalhos estão andando. Temos participado de reuniões em Brasília, é uma obra do PAC, o problema não é dinheiro. Precisamos saber se a  Semenge vai continuar aqui'. Sérgio Souza, representante da Semenge, disse que 'a empresa está em débito com vocês. Existe uma dívida do antigo DNER com a Semente, e ela não tem como arcar com esses custos'.
O contrato entre DNIT e Semenge para asfaltamento do trecho entre Medicilândia e Altamira foi assinado em junho de 2010. As obrs se iniciaram e pararam no final desse ano. Reiniciaram-se em março de 2011, mas em setembro pararam de novo. 
Arapiraca, casa de governo. Engenheiros Paulo e Antonildes DNIT. Eng. Sergio SEMENG
De acordo com Antonildes, todas as providências cabíveis à Unidade local do DNIT foram tomadas, agora depende de decisão da Diretoria Colegiada do órgão que se reúne todas as quartas-feiras em Brasília.
Braz Teixeira da Silva, membro da CJP - Comissão de Justiça e Paz, avalia que 'o ato nosso foi bom, uma iniciativa bem sucedida. Não tivemos a resposta satisfatória das autoridades, mas vamos continuar com outras atividades.
A Audiência Pública desse 17/2 faz parte de um processo mais amplo de moblização do povo, iniciado no dia 7 de novembro, com a paralização da Transamazônica. Uma das principais conquistas da luta é a melhora da ponte do Jarucu, onde ocorriam muitos acidentes. 

Por  Claret e Antonio Nilso
Fonte: Espaço TransXingu

Nenhum comentário: