Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Norte Energia não quer conversa com Atingidos


Representantes de trabalhadores de Assurini, município de Altamira, uma região de aproximadamente 30 mil pessoas, foram ao escritório da Norte Energia, no dia 13/2, pedir esclarecimentos sobre Belo Monte. Segundo informaram, a região é atingida pela barragem e eles carecem de informações elementares. “A empresa força a gente a assinar documentos, ameaçando e dizendo que, ‘se não concordam, a Norte Energia tem outros meios’”. Uma funcionária do escritório da Norte Energia chegou a despedir os trabalhadores, dizendo que deveriam voltar às suas casas, fazer um ofício e enviá-lo, solicitando reunião, e que isso eram ordens de seus superiores. Os camponeses tinham se levantado de madrugada, andado mais de 40 km em estrada de chão e, por isso, resistiram, até serem atendidos depois de mais de uma hora de espera.
Domingos Souza Matos, um dos trabalhadores atingidos, não gostou da recepção no escritório central da Norte Energia: ‘nós fomos muito mal recebidos, não temos acesso. Estamos prejudicados, eu com meus filhos, meus netos. As 6 mil famílias estão no caminho de grande perigo, e não temos explicação’.
Os trabalhadores buscam informações sobre o limite da água do lago, as propostas de negociação da empresa, a situação das áreas remanescentes, e sobre os impactos negativos de Belo Monte sobre as 30 mil pessoas que moram em Assurini. Eles questionam, também, a exclusão das famílias atingidas por Belo Monte do Programa Luz Para Todos, e criticaram a empresa por ter iniciado a construção da barragem sem saber até onde as águas serão represadas. Querem, ainda, políticas públicas para a região, em especial nas áreas de educação, saúde e locomoção. Reivindicam, também, solução na travessia do Xingu para acesso à sede do município. Hoje eles são obrigados a pagar taxas exorbitantes numa balsa de concessão privada. ‘Hoje eu pago 40 reais para vir e voltar da comunidade do Espelho até Altamira. O motorista me falou que sem a balsa a passagem ficaria em 30 reais’, afirmou Cajá.
Edson, gerente do setor de aquisição de terras da Norte Energia, disse que ameaça a famílias não será tolerado, e ainda disse que não faz sentido o atingido ser excluído da energia: ‘tem que ser o contrário, a vida das pessoas precisa melhorar’, argumentou. Quanto ao nivelamento do lago somente agora, com prazo até final do ano para término dos trabalhos, ele acha normal: ‘estamos adiantado três anos. Esse trabalho poderia ser feito no final de 2014, pois o lago da barragem só vai encher em janeiro de 2015’.
O MAB repudia essa posição da Norte Energia, que inverte a lógica do licenciamento. ‘Se é assim, não precisa de estudos e o rima com as condicionantes podem ser rasgados; basta fazer o muro, fechar a água e, depois do lago cheio, vê o que faz com as famílias, reagiu um militante.
Reunião
Insatisfeitos com a empresa, os trabalhadores reivindicaram uma reunião da Norte Energia com as famílias da região de Assurini, que ficou marcada para o dia 28 de fevereiro, na Agrovila sol Nascente.

Fonte: Movimento dos Atingidos Por Barragens

Nenhum comentário: