Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Eleições 2012 em Altamira : A FACE OCULTA DO PROCESSO


Neste ano Altamira verá um processo eleitoral que entrará para história pela gana que todas as siglas partidárias estão pela prefeitura local. Pois  todos querem por a mão nos R$ 50 milhões de royalties anuais de Belo Monte. E sem essa de dizer que estarão com a faca e o queijo na mão para  fazerem uma boa administração.  A real intenção mesmo é de se apropriarem desse recurso para o enriquecimento individual e/ ou de um pequeno grupo de parasitas.
Nessa conjuntura temos diabos e demônios e uma minoria de anjos duvidosos postulando uma candidatura ao executivo municipal.
As figuras
Pelo PMDB, temos o Clã Juvenil, nas figuras do líder Domingos Juvenil e seu rebento Ozório.
Como é da sapiência de todos, sobre Juvenil, pesa as acusações das fraudes na ALEPA. A seu favor tem alguns quilômetros de asfaltos em Altamira, do seu último mandato. Mas, não podemos perder de vista que as ruas asfaltadas é porque ele era o dono da fábrica de asfalto e blokrets, logo não foi pensando no povo que ele fez as pavimentações e sim no seu bolso, como sempre...
Já Ozório, em pouco tempo de mandato, teve que responder ao TRE por compras de voto, nome também envolvido nas fraudes da Assembléia Legislativa paraense. É aquela coisa, filho de peixe, peixinho é (Filho de Juvenil corrupto é...).
Enquanto isso no tucanário mais próximo, os PSDBistas estão num impasse de nomes e queda de braços interno. Wandenkolk Gonçalves , Nicias Ribeiro e Mercês Costa são os cotados à candidatura.
Waldenkolk sem dúvidas é o nome mais forte da legenda no momento. Pautado no desenvolvimentismo que só destrói, tornou-se popular na região. Contra a preservação da natureza, defensor de grileiros e latifundiários, do povo ele só quer o voto e ponto final.
Nicias Ribeiro, ex-deputado federal, agora Secretário  Extraordinário Para Assuntos de Energia. O elemento denominou-se o Pai do Linhão, mas não passa de um tremendo filho da P...(Desculpa é que esqueci que não vale xingar a mãe), é que na verdade ele se apropriou de um projeto que foi uma luta histórica dos Movimentos Sociais da Transamazônica e Região.
Mercês é aquela vereadora que... O que diabos é que essa mulher faz mesmo heim?! Foi eleita Presidente da Câmara através do esquema de mensalinho articulado com a Dona Prefeita. Não tem qualquer referencia ou tino político. Só é eleita por conta do assistencialismo que aprisiona o povo.
O fato é, Mercês é indicação de Odileida. Nicias é indicação de Jatene. Wandenkolk, os votos das eleições anteriores o respalda a estufar o peito e dizer ‘serei candidato’. A convenção municipal do PSDB deixou bem claro que Mercês não conseguirá ser a candidata pelo fracasso que foi o evento. Não conseguiram trazer nenhum figurão estadual do partido. Só mostra a fragilidade do grupo da Dona Prefeita. Se quiserem ter alguma chance de ganhar tem que ser Wandenkolk.
Outra candidatura encaminhada é a de Claudomiro Gomes, agora pelo PSB (esse muda de partido toda eleição, já foi PSDB e PMDB). Este já foi prefeito de Altamira e entrou demitindo todos os trabalhadores da prefeitura que prestavam serviços a muitos anos, podendo ele ter só efetivado pois a lei o amparava.
Claudomiro teve que responder por má aplicação de recursos vindos da federação. E sem falar na Pousada que o moço pobre, que chegou a chorar nos palanques eleitorais, conseguiu comprar em quatro anos de mandato (ah muluque!!!).
Tem também o fanfarrão do Délio Fernandes (PRP), vice-prefeito de Anapu. A ficha criminal do homem ganha do Fernandinho Beira-mar. Envolvido nas fraudes da SUDAM, é latifundiário, grileiro e perseguidor dos lutadores da causas sociais (Deus sabe o que Pe. Amaro e companhia sofre nas mãos de Chiquinho e Délio, em Anapu). A questão é: o cara tem grana, pode bancar boa parte das despesas da eleição e sabe que conseguirá no máximo uma vaga de vice.
E o PT? Mais uma vez o Partido dos Trabalhadores padecem por não terem conseguido construir uma figura capaz de disputar uma eleição com potencial de ganhar o executivo municipal.
Mais uma vez recorrem ao seu papa voto regional: Zé Geraldo. O então deputado federal está se fazendo de difícil, pois todos sabem que ele entraria pra história sendo o primeiro petista a conseguir a prefeitura altamirense.
Penso que pela primeira vez o PT tem chances reais de levar a eleição para prefeitura. O que fará a diferença é o fator aliança. Ou mostra-se diferente dos demais, ou está fadado a mais uma vergonhosa derrota.
Há rumores de que estão tentando uma aliança com Délio e Claudomiro, em outras palavras: suicídio. Pois por mais que consigam ganhar, enterrarão o restante de moral que tem para debater política na região.
Só um adentro em relação a Zé Geraldo, enquanto a PF executava a operação arco de fogo, ele livrou a cara de muitos criminosos ambientais. E mais, no seu lote, o desmatamento era feito de trator.
Nesse balaio todo estão algumas possíveis candidaturas do PSOL e PV. Certamente farão uma chapa própria cada um, mas no sentido de fortalecer a legenda junto ao povo e mostrarem que há outra via possível. No caso específico do PSOL, um debate mais voltado na linguagem dos movimentos sociais.
Quem escolher?
Essa é a grande questão, porque quando se fala de eleição no Brasil, sobre tudo na nossa regional, no final parece que estamos discorrendo sobre uma caça ao bandido. E fico me perguntando: É isso que é uma democracia, escolher o menos pior?
Dos nomes citados anteriormente, não tenho duvidas de que a maior preocupação deles é a grana que virá por conseqüência de Belo Monte. Se nas eleições anteriores presenciamos ataques verbais entre os candidatos, nesta poderá ocorrer agressão física ou até mesmo morte. Sim, morte!
E no meio disso tudo, o povo, figurando como massa de manobra de aproveitadores do dinheiro público.
E não podemos esquecer-nos de um fator importante: quem a Senhora Norte Energia quer eleger. Ah, estão pensando o quê? Este simples observador já se atentou para quem fará a diferença nesse processo todo.

Por João Fernando

Nenhum comentário: