Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ato simbólico atrasa máquinas de Belo Monte

Militantes do MAB e membros do movimento Xingu Vivo Para Sempre fizeram um ato simbólico contra Belo Monte ontem (15/2). Os manifestantes ficaram à frente de uma imensa balsa carregada de máquinas destinadas à construção da barragem. O ato, que atrasou em uma hora o descarregamento das máquinas, aconteceu no porto de Vitória do Xingu, cidade já drasticamente afetada pelas obras da hidrelétrica. Esse porto, que movimenta a cidade e é histórico em toda a região, poderá ser extinto. Padre Vicente Zambello, Pároco no local e presente ao ato, afirmou: 'O gesto lembrou o jovem na Praça da Paz Celestial, em Pequim, à frente do tanque de guerra. Confio em que o povo de Vitória vai acordando'.

Durante toda a manhã, foi realizado um diálogo com o povo. Os militantes dos movimentos se distribuíram em duplas e ocuparam diversos pontos da cidade. Vitória do Xingu está localizada abaixo do eixo da barragem e sofrerá com a diminuição do rio, que ficará com apenas 20% de sua vazão normal.

O panfleto, assinado pelo MAB, Xingu Vivo e CIMI - Conselho Indigenista Missionário denuncia a prepotência de empresas privadas de mãos dadas com o governo, e elenca um conjunto de impactos negativos que já vem acontecendo com o início das obras já que, bem ao contrário das promessas e do que exige a lei e as condicionantes, a região não foi preparada para tamanho impacto.

Por fim, os movimentos convocam o povo à organização e luta: 'As organizações que estão na luta contra Belo Monte convocam o povo e as lideranças comprometidas com as causas populares para essa grande batalha da LUTA CONTRA BELO MONTE, E POR NOSSOS DIREITOS. A nossa organização é fundamental. O povo organizado em cada comunidade, em cada bairro, em cada rua tem muita força! E será capaz de mostrar que o gigante, o belo monstro, apelidado de Belo Monte, tem seus pés frágeis, fincados na lama e na podridão. E poderá ser derrotado. Vamos fazer parte dessa luta!'.

Os participantes da panfletagem qualificada avaliaram o evento como positivo, e estão encaminhando os próximos passos para animar e fortalecer o povo.

Fonte: MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens


Nenhum comentário: