Páginas

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros". (Che Guevara)

domingo, 31 de julho de 2011

Educação para a classe trabalhadora


A educação é uma das formas criadas pelas pessoas para compartilharem idéias, crenças e saberes, no entanto, imposta por um sistema em que o poder é centralizado, e que controlam os saberes como armas reforçam as desigualdades entre as pessoas.
Para que a educação cumpra o papel de criar e recriar culturas, é necessário comprometê-la com a causa popular, com a solidariedade, com os anseios do povo.
Em Altamira, contamos com uma experiência de Educação Popular, que vem se consolidando a cada ano. O CURSINHO POPULAR,é um esforço coletivo dos militantes da Consulta Popular, de proporcionar à classe trabalhadora altamirense uma oportunidade real de ingressar na universidade.
O Cursinho Popular apresenta uma dinâmica de trabalho diferenciada dos demais pré-vestibulares de Altamira, pois além do objetivo principal de fazer com que seus alunos sejam aprovados no vestibular, se propõem em fazer o debate sobre os problemas sociais no intuito de elevar o senso crítico que leve as pessoas a entender, comprometer-se, elaborar propostas, cobrar e transformar.
Nesta segunda-feira, primeiro de agosto, o Cursinho volta à suas atividades com uma aula magna na Universidade Federal, onde na oportunidade estarão presentes todo o corpo docente e coordenação do Cursinho, juntamente com convidados que farão um debate a respeito da educação popular e do papel do cursinho popular para a classe trabalhadora.
A aula magna é mais uma chance de quem não conhece o Cursinho Popular, visitá-lo e entender sua dinâmica de ensino.
Então fica o convite a todos e todas que querem ingressar na universidade, compareçam na universidade Federal nesta segunda-feira, dia primeiro de agosto, às 19h 15mim.

Nenhum comentário: