O sonho da casa própria é o primeiro colocado na lista de muitos brasileiros que dividem a soma da renda familiar para pagar aluguel ou vivem em casa de familiares.
O número do déficit habitacional brasileiro chega à aproximadamente 8 milhões de residências. No Pará, um Estado com 7.443.904 habitantes, o número de moradias em falta é de 474 mil, de acordo com dados da Fundação João Pinheiro. No entanto esses n úmero são contestáveis, uma vez que os dados coletados só levaram em consideração os municípios com população acima de 20 mil habitantes.
As estatísticas mostram a região do Xingu no ano de 2007 com um déficit habitacional de 17 mil casas, onde Altamira aparece como a primeira colocada com a falta de 6 mil moradias.
Esses dados da região do Xingu já não condizem com a realidade de hoje, uma vez que o inchaço populacional, juntando com o êxodo rural lançaram esses números para um patamar alarmante. Em contrapartida as políticas públicas voltadas para moradia em nada atingiu esse problema crônico.
Enquanto isso, pais e mães de família continuam sonhando na vida digna em baixo de sua própria casa, o sonho de seus antecessores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário